O futuro dos media

Um post de http://mediascopio.wordpress.com/ que me parece bastante pertinente.

Um ‘master’ de media da Escola Europeia de Gestão, presente em vários países, decidiu assinalar os seus 20 anos lançando um processo de reflexão e de auscultação sobre cenários dos media nos próximos 20 anos. O questionário preparado neste âmbito – que já começa a ter respostas – pode ser respondido por qualquer um. Aqui fica a tradução, com alguma adaptação pontual ao caso português. Alguém quer responder?

TELEVISÃO
1) Em que suporte se verá televisão em 2028?
2) Quais serão os programas mais difundidos pela TV dentro de 20 anos?
3) Qual será o futuro dos canais públicos?
4) A TVI, dentro de 20 anos, será…
5) Se tivesse de apostar num canal de televisão digital terrestre, em qual
apostaria?
6) Quais serão os grandes investidores em televisão no futuro, em Portugal?

IMPRENSA
1) Qual será o suporte da imprensa em 2028?
2) Qual será o primeiro jornal diário a desaparecer, nos próximos 20 anos?
3) Quais serão os jornais que conseguirão maiores lucros nos próximos 20 anos?
4) Que papel terá o leitor nas tr4ansformações da imprensa nos próximos 20 anos?
5) Como evoluirá o papel do jornalista nos próximos 20 anos?

CINEMA
1) Para si as salas de cinema irão mudar nos 20 anos que vêm aí?
2) Quem serão os produtores de cinema nos próximos 20 anos?
3) Qual será o país que será o maior produtor de cinema?

INTERNET
1) Se tivesse de imaginar a web nos próximos 20 anos, como é que ela seria?
2) Que derivas poderá a Internet acarretar para o sistema mediático?
3) Que soluções virão a ser encontradas para o problema da pirataria?
4) Que influência terá a Internet na relação do cidadão com a política, tanto em regimes democráticos que em regimes repressivos?
5) Que aspectos o fazem ser mais optimista quanto à evolução dos media nos próximos 20 anos?
6) E que aspectos o fazem ser mais pessimista?

GERAL
1) O cinema do séc. XXI será mais influenciado pela Xbox ou pelos irmãos Lumière?
2) Em que suportes se consultará predominantemente a informação em 2028?
3) Será que o consumo a pedido já ganhou ao “broadcasting” ?
4) Quem serão os donos dos conteúdos nos próximos 20 anos? Televisões? Operadores móveis? Editores? Produtores?…
5) Será que em 2028 ainda existirá algum título de imprensa escrita anterior à Internet?

Quem quer arriscar respostas?
Anúncios

Comente este artigo

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s