Pensar o YouTube

Introdução antropológica ao YouTube. Vídeo de 2008 por MICHAEL WESCH da Universidade do Kansas relativo a um trabalho de observação participante, em conjunto com o seu grupo de estudo de antropologia online.

Em: http://www.youtube.com/watch?v=TPAO-lZ4_hU&feature=channel

Ficam algumas ideias do autor:

Internet não é conteúdos (do ponto de vista antropológico), não é apenas informação, é, essencialmente, ligação de pessoas e uma ligação de formas que nunca tínhamos conhecido. Mais do que ferramentas de comunicação, os media tornam-se medidadores de relações humanas.

Uma forma diferente de mediaesfera em que o utilizador não só gera conteúdos mas também os distribui através da interligação de várias redes e do aparecimento de sites que juntam conteúdos, tags ou links como o del.icious.

Há uma inversão cultural – cada vez nos individualizamos mais mas, ao messo tempo, cada vez temos também maior necessidade de pertencer a comunidades. Individualistas em busca de ligações, seres independentes em busca de relações fortes e comercializáveis em busca de autenticidade – a realidade actual.

Sempre que se fala para uma webcam não sabemos para quem estamos a falara, para onde falamos, nem sequer quando vamos ser ouvidos (colapso do contexto). No entanto, este potencial de vazio, a ideia de que todos vêem mas ninguém está, efectivamente, do outro lado quando estamos a comunicar, pode resultar em vídeos auto-reflexivos, sem medos ou vergonhas e até em ligações e reflexões mais profundas.

YouTube é também capacidade de colaboração, de motivação para uma acção. É muitas coisas mas nunca poderá ser uma: aquilo que queremos que seja. Uma vez na rede, o conteúdo poderá ser entendido de formas diferentes e até remontado com sentidos contrários ao que originalmente quisémos dar-lhe.

Anúncios

Comente este artigo

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s