A mochila digital ou a revolução na sala de aula

Um colégio galego decidiu apresentar as “mochilas digitais” em que os alunos passam a levar para as aulas apenas um e-reader previamente carregado com os livros que necessitarão e um tablet pc. É uma forma de “(…) cambiar la forma diaria de trabajar en el aula los profesores y los alumnos. De receptores a productores, eliminar el peso de las mochilas, reducir el coste del material escolar a medio plazo y aportar los valores éticos del software libre.”

Creio que o mais importante será mesmo o primeiro objectivo desta medida: “enseñar a profesores y alumnos a trabajar de forma colaborativa y creativa”. Porque é realmente disso que se trata, utilizar a forma colaborativa e criativa de trabalho que a Internet e os dispositivos electrónicos possibilitam e transportá-la para a sala de aula para que os alunos se sintam mais ligados à escola. É a integração das possibilidades da Internet para uma escola em que os alunos tenham mais vontade de estar e de participar, algo que já tinha falado aqui, relativamente à integração dos Social Media na sala de aula.

Dica de  António Granado

Por cá seria interessante que se investisse em algo do género… já temos um Magalhães (não sendo um tablet pc poderia, no entanto, ser aproveitado em sala de aula) mas qual está a ser, exactamente, o aproveitamento do computador em aula? Seria interessante analisar esta questão…

Advertisements

Um comentário a “A mochila digital ou a revolução na sala de aula

  1. Pingback: Tablets – a nova plataforma que veio para ficar « Janelas do Mundo

Comente este artigo

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s