Social Media e Media tradicionais como Ferramentas de PR

Mais um interessante blog a acompanhar: Social Media Today. Já está na área de links à direita.

Ver aqui a análise do estudo Social Media Will Overtake Traditional Media as PR Tool in Next Two Years realizado pela consultora StevensGouldPincus.

Os social media estão a ultrapassar os media tradicionais como ferramentas de PR. Ainda assim ““Online or off, working with the press remains the top priority for most firms” sendo esta utilização (relação com os media) a função dominante na sua utilização por parte destes profissionais (36%). A utilização para product marketing aparece com 25% da utilização, issues advocacy com 16%, special events (16%), grassroots advocacy (16%), political campaigning (16%), e crisis communications (13%). O estudo parece indicar que as funções principais dos Social media que são o engagement, branding e análise da emoção não são os objectivos principais para os profissionais de comunicação que utilizam estas ferramentas.

Relativamente aos meios mais utilizados, estão em linha com a utilização da audiência, sendo o Facebook o mais utilizado (31%), seguido pelo Twitter (29%), LinkedIn (18%), MySpace (17%), and YouTube (14%).

O estudo indica ainda que a medição do retorno nos Social Media está ainda a dar os primeiros passos mas que, num futuro próximo, vai ser essencial poder mensurar o valor da comunicação nestas plataformas. O mais importante para as empresas, logo a seguir à medição, é a credibilidade. Creio que já se percebeu que a imagem nestas plataformas é tão importante como fora delas, até porque na Internet o que é dito / visto não desaparece por mais que tentemos apagá-lo (há sempre um video do YouTube, um link que perdemos num outro site, etc…) e pode ser desastroso para uma empresa não perceber esta questão…

Um exemplo que acabou bem porque lhe foi dada uma resposta rápida e concreta mas que começou porque não se percebeu o potencial das novas plataformas: Como a Ford utilizou os Social media para extinguir um problema de PR em menos de 24 horas.

Um caso que correu menos bem, uma viajante da United Airlines que ficou com a sua guitarra partida no seguimento de uma viagem do Canadá para os EUA. O viajante queixou-se da situação, a companhia não assumiu os estragos e ele colocou um vídeo no YouTube chamado United breaks guitars que já teve mais de 9 milhões de visualizações. Depois deste sucesso a companhia ofereceu-se para pagar os estragos mas o viajante já não quis. Com este video a United Airlines ficou com a imagem manchada: é preciso nunca esquecer que, hoje em dia, qualquer pessoa tem acesso às novas tecnologias e, mais do que isso, qualquer consumidor / utilizador pode ser um produtor e mais facilmente alguém que está descontente faz chegar essa ideia ao mundo do que alguém que está contente.

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2 comentários a “Social Media e Media tradicionais como Ferramentas de PR

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