Facebook vs Twitter

O site Midias Sociais fala de “um estudo recente da Forrester (que) inverteu a sabedoria convencional, afirmando que os seguidores do Twitter podem ter o potencial para ser mais valiosos do que os fãs do Facebook no futuro. Enquanto não se pode quantificar o fã ou seguidor, com um valor absoluto (embora muitos tenham tentado), o estudo confirmou que os seguidores do Twitter estão mais propensos a comprar de marcas que seguem (37% vs 21%), e recomendar as marcas para os amigos (33 % vs 21%). Esses dois fatores são os critérios pelos quais muitas das campanhas de mídia social são medidas”.

Passando por alguns casos de sucesso e pela explicação das especificidades de ambas as plataformas, o site conclui que “talvez uma bem sucedida estratégia de mídia social não se trate de descobrir o valor monetário de um fã no Facebook versus um seguidor do Twitter, mas envolve a compreensão de cada canal social e as vantagens de ambos. Até que a marca faça algo para criar valor e interagir com os fãs, eles não têm nenhum valor. Acumular fãs é o primeiro passo, mas se envolver com eles trará o retorno sobre o investimento que as marcas estão buscando“.

E creio que é mesmo essa a chave, perceber as diferentes potencialidades e especificidades de cada tipo de rede social sem esquecer que, para sociabilizar é necessário envolver-se com os fãs/ seguidores mais do que apenas estar. Creio que as marcas/ empresas que estão no facebook / twitter sem responder aos comentários dos utilizadores não estão realmente a interagir com eles nem a respeitar a multilateralidade de comunicação que esperamos nas redes sociais. Não entendem as especificidades de comunicação destes canais, logo não conseguem potenciar ao máximo estas ferramentas.

Anúncios

Comente este artigo

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s