As Redes Sociais e a Proximidade ao Consumidor

A importância das redes sociais reside no facto do Homem ser uma animal social e ter necessidade de comunicar. As redes sociais já existem há muito (grupos de amigos, etc.) e também existem na Internet há já vários anos (blogues, fóruns) tendo começado com os fóruns específicos para questões sobre software e hardware onde os vários utilizadores trocavam ideias / questões/ respostas sobre problemas em comum.

Hoje as redes sociais explodiram porque são mais fáceis de utilizar e mais apeteciveis até pelo design da página. E coloca-se muitas vezes a questão de como medir o retorno de investimento (ROI). Mas talvez seja necessário pensar de uma forma diferente. Como medimos o retorno de ter uma linha directa no escritório, de ter um telemóvel e estar sempre contactável, de ter internet em qualquer lado? Percebemos que existe aqui uma mudança cultural, um mundo em que estamos sempre ligados. Sobre esta questão, é bastante interessante o artigo do Social Media Today sobre ROI in social media, connected world.

Quando se gasta dinheiro em estudos de mercado (que são importantes, claro), a entrada nas redes sociais pode ser pertinente pois é uma forma de estar mais perto do consumidor e perceber, sem interlocutores no meio, o que os consumidores querem, o que não querem ou consideram que funciona mal e como utilizam os nosso produtos / serviços (que, muitas vezes, pode ser diferente da forma que tínhamos pensado). É preciso ouvir e aprender, conversar com o consumidor.

Como indica o artigo “A very large, very profitable company admitted that engaging and celebrating and responding to and sharing with their customers changed their entire company culture“. Porque é a ouvir, aprender e conversar com o consumidor que se consquista a sua fidelidade.

E qual é o valor de estar próximo do consumidor (customer closeness)? Num outro artigo e partindo da ideia do livro Hidden Champions of the 21st Century de Hermann Simon, fica a conclusão “According to Simon, by staying close to your most demanding customers, these companies drive performance and innovation”. E estes paramêtros (principalmente a inovação, também não são fáceis de medir).

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Um comentário a “As Redes Sociais e a Proximidade ao Consumidor

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