Marketing Digital

Num mundo em que o digital é uma realidade diária, as empresas já não podem dar-se ao luxo de esquecerem o Marketing digital. E convém recordar que o marketing online não começa com as redes sociais, estas são apenas uma das muitas possibilidades. Seguindo jeffbullas.com, o principal objectivo da presença online é criar tráfego para o site oficial, a porta principal para os clientes que querem aceder à marca (até porque este é, geralmente, o único totalmente controlado pela empresa, em domínio próprio). Num mundo em que a presença digital “is not a luxury but a necessity, it enables potential customers to find you, engage with your brand and then buy your goods and services.

É importante não só ter um site oficial como dá-lo a conhecer/ potenciar a relação com a marca. Aqui é necessário trabalhar do lado da optimização, tendo em conta que “nearly 90% of all buying decisions start with an online search“. Assim a presença online optimizada não é um extra opcional mas “an essential part of our digital world“.

Jeffbulas.com sugere 10 ferramentas a não ignorar nesta área:

  • Search Engine Optimization (SEO) – Otimização da página para aparecer nos primeiros lugares na busca por algumas palavra-chave. 90% dos clicks no Google acontecem em links que aparecem na primeira página de uma pequisa;
  • Search Engine Marketing (Google Adwords e sucedâneos) – Links pagos que aparecem nas pesquisas do Google em certas palavras. (25% dos cliques no Google);
  • Blog – A parte interativa de um site, aberta a interação dos consumidores e que pode posicionar uma empresa como especialista numa determinada área, através de posts dos seus líderes;
  • E-mail Marketing – Deve ser integrado com outros meios e ser utilizados para manter os consumidores informados sobre os produtos da empresa e os desenvolvimentos da indústria (devem ser vistos pelos consumidores como uma mais-valia e não como spam);
  • Social Media – Não esquecer que existem três vertentes:  publicação, promoção e engagement. Esta ferramenta permite estar onde os consumidores estão. É uma importante ferramenta de diálogo e também de feedback em tempo real (poderá dar origem a um forte engagement com a marca);
  • Social Media Marketing – Publicidade nas redes sociais;
  • Online video – Forma de manter os consumidores atualizados;
  • Página otimizada para dispositivos móveis O acesso a partir de dispositivos móveis está a aumentar exponencialmente pelo que é importante ter uma página que possa ser vista da melhor forma nestes dispositivos;
  • Aplicações para dispositivos móveis – Para além de ser importante ter uma página que possa ser vista em plataformas móveis, criar aplicações específicas para estes dispositivos resulta numa maior aproximação à marca e maior probabilidade de utilizar/ comprar mais do que uma vez;
  • Ferramentas de monitoração – É importante monitorar e medir a presença digital.
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Um comentário a “Marketing Digital

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