A utilização da Internet em 2010 – Relatório Eurostat

Segundo o relatório do Eurostat “Internet usage in 2010 – Households and individuals“, 70% dos lares da Europa a 27 têm acesso à Internet, comparativamente aos 49% do primeiro quadrimestre de 2006. A percentagem de lares com banda larga duplicou, estando atualmente nos 61%. O acesso à Internet é, em média, 20% mais alto em lares com crianças.

Os países com maior taxa de penetração da Internet nos lares é a Holanda (91%) e o que tem menor penetração a Roménia (33%). Portugal situa-se nos 54% de taxa de penetração de Internet em casa em 2010, subindo de 35% em 2006.

Relativamente ao acesso por banda larga, a maior penetração encontra-se na Suécia (83%) e a menor pertence novamente à Roménia (23%). Portugal duplicou a taxa de acesso à Internet em casa, através de banda larga, de 24% em 2006 para 50% em 2010.

Na Europa a 27, em 2010, aproximadamente 90% dos utilizadores de Internet enviam e-mails, não existindo diferenças significativas entre as várias faixas etárias. Relativamente à utilização da Internet para postagens em chats, blogs e redes sociais, as diferenças são enormes: 4/5 dos utilizadores entre 16-24 utilizam estas possibilidades, enquanto que na faixa 25-54 apenas 2/5 o faz e no grupo 55-74 não chega a 1/5. A taxa de utilização desta forma de comunicação é mais alta em todos os grupos na Polónia, Lituânia e Portugal.

Na utilização da Internet para chamadas por ip e videochamadas, as diferenças são menos pronunciadas.

Assim, pode concluir-se que a utilização da Internet em casa chega a todas as faixas etárias, sendo que as casas com crianças têm maior probabilidade de ter acesso à Internet. Relativamente às utilizações, a mais massificada é o e-mail com todas as faixas etárias a utilizarem-no. A conversação online, através de chat, blogs ou redes sociais, tem também alguma penetração, liderada pela faixa etária 16-24 e as chamadas online e as videochamadas têm ainda uma importância inferior em termos de penetração, com a mesma faixa etária a liderar a sua utilização.

Eurostat news releases on the internet: http://ec.europa.eu/eurostat

Advertisements

Comente este artigo

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s