Tendências de Consumo para 2011

O siteapresentou 11 Tendências Centrais de Consumo para 2011 às quais os Marketeers em particular e as empresas em geral devem estar atentos para conseguir surpreender e captar consumidores num mercado tão saturado como o atual.

Random Acts of Kindness
Os atos inesperados de amabilidade serão uma ótima forma de deixar uma boa impressão nos consumidores e gerar um boca-a-boca positivo.

Urbanomics
Com cada vez mais pessoas a viver nas grandes cidades, cresce a necessidade de existência de produtos e serviços adaptados ao estilo de vida citadino e que tenham em conta as especificidades de cada cidade.

Pricing Pandemonium
O pandemónio do preço está instalado pela imediaticidade de comparação de preços, pela existência de grandes grupos a comprar o mesmo produto, oferecendo grandes reduções aos seus clientes e trabalhando com ofertas disponíveis durante um período de tempo muito limitado. A geolocalização vai permitir ofertas imediatas no ponto de venda e o preço dinâmico será uma realidade.

Made for China (if  not Bric)
Os mercados emergentes como a China e Brasil emergem como mercado apetecíveis para as marcas que terão de apresentar uma oferta específica para estes locais de forma a que os consumidores se sintam atraídos.

Online status symbols
As empresas disponibilizarão os seus símbolos (de marcas ou produtos/serviços) para que os consumidores os utilizem na partilha global.

Wellthy
A importância da saúde e bem-estar será crescente pelo que os consumidores esperarão que lhes apresentem produtos saudáveis e serviços que previnam a miséria e que aumentem a sua qualidade de vida.

Social-Lites and Twinsumers
Os Twinsumers são consumidores com padrões de consumo semelhantes, muito valiosos pelas suas recomendações, que defendem a procura. Os Social-lites defendem a descoberta e o broadcasting ativo, o remix, compilações, comentários e produtos partilhados e comentados tanto para os amigos como para a audiência geral.

Emerging Generosity
Dar é uma característica da Geração G que esperará das marcas e personalidades dos mercados emergentes que ofereçam, doem, se preocupem e sejam simpáticas mais do que apenas venderem e receberem.

Planned Spontaneity
A espontaneidade planeada através da oferta de informação será uma realidade se houver benefícios em troca.

Eco-superior
Espera-se dos produtos que sejam não só amigos do ambiente como superiores em todos os aspectos.

Owner-less
A partilha e o aluguer vai chegar ao mercado mainstream.

Fonte: www.trendwatching.com.
One of the world’s leading trend firms, trendwatching.com sends out its free, monthly Trend Briefings to more than 160,000 subscribers worldwide.

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