Rapidez na compra pode estar relacionada com o sobrenome

Os investigadores Kurt A. Carlson (Georgetown University) and Jacqueline M. Conard (Belmont University) concluiram que a rapidez com que uma compra é feita está diretamente relacionada com o sobrenome de cada pessoa. O sobrenome em causa é aquele com que a pessoa nasceu e não o que adquiriu mais tarde por casamento.

A investigação concluiu que esta ligação à primeira letra do sobrenome está relacionada com as chamadas na escola e em outros locais que é feita por ordem alfabética (em Portugal utiliza-se pouco o sobrenome e mais o primeiro nome, será que aqui também faz sentido?). Assim, quanto mais o sobrenome de uma pessoa começa com uma letra que aparece mais tarde no alfabeto, mais essa pessoa estará habituada a esperar e mais tenderá a comprar mais rapidamente quando a compra não depende da variável nome. Segundo o estudo, serão estas pessoas a esperar em grandes filas para serem as primeiras a comprar algo ou a valorizar uma oferta de uma marca que lhes possibilite um compra antes de todos. Quanto aos sobrenomes começados com letras do início do alfabeto, o estudo conclui que estão habituados a ter as coisas primeiro e que não dão muito valor a este tipo de oferta.

Mais um estudo que poderá ser muito importante para as estratégias de Marketing, nomedamente no Marketing Relacional que, no limite, poderá ser one-to-one. De qualquer forma, é importante lembrar que nem todos os países ordenam alfabeticamente pelo último nome e também que existem diferenças culturais de país para país (ou até de cidade para cidade) pelo que este estudo, para ser tido em conta, deveria ser validado em cada país e dentro deste, em vários locais.

Mais informações em Science Daily, a partir de um estudo do Journal of Consumer Research.

Advertisements

Comente este artigo

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s