Empresas em Rede têm melhor performance

Um estudo recente da consultora McKinsey indica que “está a emergir uma nova classe de empresas – que utiliza as tecnologias colaborativas da web 2.0 para conectar o trabalho interno dos funcionários e ampliar a ligação da empresa aos consumidores, parceiros e fornecedores”. São as Empresas em Rede.

A consultora considera ainda que “a utilização das ferramentas da web 2.0 está a aumentar significativamente a performance destas empresas”. Assim, as “empresas que trabalham integralmente em rede (fully networked enterprises) terão maior probabilidade de ser lideres de mercado e de ganhar quota de mercado bem como de utilizar estratégias de gestão que resultam em margens de lucro superiores às das empresas que utilizam a Web de forma mais limitada”.

De fato, não sendo fácil de medir a presença online e a interação com os consumidores (embora já existam várias ferramentas nesta área – falámos de algumas delas, aqui), cada vez mais é consensual que a aposta nesta área é bem recebida pelos consumidores e tende a gerar lucro, nomeadamente através do trabalho ao nível da notoriedade e abertura ao diálogo da marca e ao nível da fidelização dos clientes num mundo que é muito difícil a diferenciação da concorrência na maioria dos produtos/ serviços. Para além disso, é importante lembrar que “quase 90% das decisões de compra começam com uma pesquisa online”.

Seguindo os resultados do estudo, a McKinsey considera que “o imperativo para os lideres empresariais é claro: ficar para trás na criação de redes (networks) internas ou externas pode ser um erro decisivo. Os executivos devem direcionar as suas organizações no sentido de as tornarem empresas que funcionem integralmente em rede” e apresenta alguns passos específicos a dar.

Advertisements

Comente este artigo

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s