Endereços de IP – do IPv4 ao IPv6

Não, os “endereços da Net (não) acabam “dentro de semanas”” apesar de alguns meios de comunicação social o terem entendido assim e terem escrito notícias com estes títulos. O que está a acontecer, esclarece Vint Cerf (um dos fundadores da Internet, responsável pelo protocolo TCP/IP) é que o atual sistema de endereçamento por IP (IPv4) está a atingir a saturação e e a internet pode passar por um período algo instável com a mudança dos endereços para IPv6.

“O crescimento da internet chegou ao seu tamanho atual utilizando a versão 4 do esquema de endereçamento (IPv4), que permite cerca de 4,3 biliões de endereços. Um novo sistema de endereços com um limite muito maior já foi criado, o IPv6, mas o processo de alteração está a ser bastante lento”.

Vint Cerf afirma que em Janeiro de 2012 o IPv4 deverá atingir o limite e não será possível continuar a utilizá-lo. Assim, recorda às empresas e a todos os utilizadores que é necessário fazer a alteração para o IPv6. O que pode acontecer durante esta mudança é que “alguns links podem ficar instáveis, tornando os sites e serviços difíceis de encontrar.” No entanto, “esta mudança terá de acontecer ou a internet não poderá continuar a crescer”, indica Cerf.

Vint Cerf recorda ainda que as empresas não poderão crescer se não tiverem um endereço online que possa crescer e que a questão do switchover será exacerbada uma vez que os dois sistemas de endereçamento não são compatíveis. Assim, com o crescimento de endereços de internet convertidos para o IPv6, os que continuarem em IPv4 podem deixar de ser possíveis de encontrar. No entanto, salienta um dos fundadores da internet “a net não vai parar durante a mudança mas o acesso pode tornar-se irregular”. Vint Cerf acrescenta que esta instabilidade pode durar anos uma vez que até o gigante Google demorou três anos a fazer esta mudança.

“De momento, apenas 1% dos dados enviados pela internet está em pacote IPv6, indica Cerf, concluindo que a mudança para o sistema de endereçamento maior deverá, neste momento, ser uma prioridade global”.

Ler notícia completa da BBC: “Internet pioneer Vint Cerf warns over address changes”

Anúncios

Comente este artigo

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s