Potencialidades do Mobile no PDC

Se algumas fases do Processo de Decisão de Compra são, tipicamente, mais solitárias ou com maior interação com amigos em vez da publicidade ou do que as marcas querem transmitir… o mobile vem alterar esta realidade e introduzir a possibilidade de interagir com o target, seja ele iniciador, influenciador, decisor ou consumidor, em todas as fases do Processo de Decisão de Compra. E isto acontece porque os dispositivos móveis, como os telemóveis ou os smarthphones, nos acompanham durante todo o dia, nas várias fases e faces que assumimos ao longo do mesmo, quer estejamos “no local de compra, no trânsito, no trabalho ou em casa”.

“Data from InsightExpress showed that during the holiday 2010 season, smartphone owners used their devices at different stages of the purchase funnel: to receive sale alerts (awareness), look for better prices and product reviews (consideration) and redeem coupons (conversion). This gives retailers many opportunities to connect with consumers and encourage purchase and loyalty.”

Por outro lado, é possível perceber que as marcas, no caso deste estudo os distribuidores, ainda consideram que podem implementar mais ações nesta área pelo que ainda estão apenas a começar.

Há ainda que ter em conta a subida nas vendas dos smartphones (consequência também da descida de preços) e a entrada dos tablets no dia-a-dia, o que resulta na maior relevância do mobile, área a que o mercado começa a estar bastante atento.

Considerando o mercado norte-americano, “eMarketer predicts smartphone ownership will rise from 31% of the mobile population this year to 43% by 2015. Nearly 110 million Americans will have a smartphone by the end of that year.” De salientar que os utilizadores de smartphones tendem a ser mais activos, até porque têm mais opções nos dispositivos que trazem sempre consigo. E os marketeers necessitam de estar atentos à nova realidade que se está a desenhar até porque, como sintetiza Noah Elkin, um dos principais analistas da eMarketer, “for marketers, half the battle of staying relevant is showing up in the right place and on the right platform.”

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