Recomendações – Em quem confiamos?

Vários estudos indicam que a confiança dos consumidores está, cada vez mais, em outros consumidores e não na Publicidade. Deste fato, advém também a importância crescente das redes sociais. O recente estudo da GlobalWebIndex “Annual Report 2011” reforça esta informação embora indique algumas alterações ao nível da utilização das redes sociais, cada vez mais utilizadas para partilha de conteúdos e menos para a criação dos mesmos.

Apesar da confiança demonstrada nos pares indicada acima, um estudo da Edelman “Trust Barometer” de 2011 vem demonstrar que, entre pessoas com ensino universitário e de idades compreendidas entre os 25 e 64 anos, a confiança nos pares decresceu de 47% para 43% de 2009 para 2010, surgindo a indicação da confiança em especialistas. De salientar que este resultado tem de ser visto como sendo o de uma população mais educada e não da população em geral. De qualquer forma, demonstra que os especialistas nas suas áreas continuam a ser importantes.

Não será por acaso que um dos objetivos da presença online de empresas seja o de identificar os líderes de opinião/ especialistas nas suas áreas para que estes tenham sempre informação disponível sobre as suas marcas e, quem sabe, se tornem algo evangelistas das mesmas.

De salientar ainda o crescimento de 31% para 50% relativo à confiança depositada no CEO de uma empresa. Este dado é importantíssimo num mundo que, cada vez mais, procuramos a verdade por detrás da publicidade, num mundo em que o consumidor despe a comunicação que recebe da marca para perceber efetivamente o que esta é e o que realmente lhe oferece (e daí a importância do Marketing with Meaning). Este crescimento da confiança no CEO da empresa traz valor à mesma mas pode também resultar numa quebra de confiança caso o CEO se veja envolvido em questões menos claras, descredibilizando assim a marca que representa.

Fonte: eMarketer “Who Gives The Most Trusted Recommendations?

Advertisements

Comente este artigo

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s